Métodos Aplicados

  Vídeos   Facebook da Trovisca

SAÚDE E DOENÇA TÊM A MESMA COISA EM COMUM: A NOSSA MANEIRA DE VIVER (TROVISCA)

28-01-2014

 

A regulação dos leucócitos pelo sistema nervoso autónomo têm por objetivo preparar o nosso organismo para desempenhar as suas atividades. As respostas biológicas dadas espontaneamente por organismos vivos destinam-se ao ajustamento do seu sistema, mesmo que os seus sintomas sejam desagradáveis. O sistema não foi feito para provocar doenças.

 

Vamos imaginar porque a doença ocorre. Durante muitos anos da nossa vida, expomo-nos continuamente a vários fatores stressantes, tais como infeções, preocupações ou excesso de trabalho. A reação de stress pode criar um desequilíbrio excessivo que influencia os leucócitos, os quais protegem as células do nosso corpo, ou seja, o nosso organismo propriamente dito. Isto faz com que os leucócitos atuem excessivamente, acarretando danos aos tecidos vivos, o que seria o mecanismo fundamental do adoecimento.

 

Pensando assim, chegamos à conclusão de que adoecer ou não, depende, em última análise, da nossa maneira de viver. Quando nós, seres humanos, enfrentamos os desafios e as dificuldades da vida, os quais são stressantes, podemos nos exceder na reação para superá-los. O excesso de reação pode ser suportado até certo ponto, porém, existe um limite. Se continuarmos a fazer um esforço excessivo, chegaremos ao ponto em que o nosso corpo não irá suportar mais as reações criadas pelo esforço em excesso.

 

No caso de forte tensão ou stress emocional, ocorrerá a mesma coisa. Se a tristeza e os sofrimentos forem demasiados, ou tivermos que guardar muita mágoa ou ressentimento, o sistema nervoso simpático ficará excitado e provocará lesão tecidual. O stress literalmente destrói o nosso organismo. Quando falamos sobre o estilo de vida, estamos a referir-nos a postura diante da vida de uma forma global. Se quisermos viver de uma forma saudável, é fundamental eliminarmos o stress emocional.


fonte: TROVISCA

voltar
NEWSLETTER  l  POLÍTICA DE PRIVACIDADE |  LIVRO DE RECLAMAÇÕES ELETRÓNICO Copyright @ 2013 INOVAnet,lda. Todos os direitos reservados.